O termo "merchandising" foi deformado pelo mercado, atualmente todo tipo de comercial ao vivo, ações promocionais, testemunhais com a presença de apresentadores é considerado um "merchandising". O "merchan" de verdade foi criado para ser uma propaganda que o público não perceba que a mesma aconteça, foi criado primeiramente no cinema em Hollywood, com a intenção de divulgar categorias sem que passasse uma idéia de comerciais.

Exemplo:
> A bola passa tirando tinta Suvinil da trave!!
> Põe a corrrneta... Éééééé... O São Paulo está bem, O meu Santos está bem, até o Corinthians está bem... Mas o Palmeiras está na lanterrrna, um oferecimento: lanterrrnas Panasonic...
Curiosidade sobre Milton Neves:
- Maior número de merchandisings em 1 hora: 79.
O que é feito hoje em dia não pode ser chamado de "merchandising", mas sim de uma propaganda agressiva e inconveniente, onde muitas vezes é tirado o foco de uma ideia discreta e transformado em um assédio ao bom senso da propaganda.
A postagem não tem o intuito de criticar o trabalho do Milton Neves, temos muitos programas que tem as mesmas atitudes, porém usei como exemplo o mais atual, e que considero o mais chato da Comunicação Brasileira.