8 de outubro de 2010

Fotografia Publicitária

Neste post não vamos falar sobre termos técnicos, vamos deixar isso para os profissionais da fotografia.
Por definição, fotografia é, essencialmente, a técnica de criação de imagens por meio de exposição luminosa, fixando esta em uma superfície sensível. A primeira fotografia reconhecida remonta ao ano de 1826 e é atribuída ao francês Joseph Nicéphore Niépce. Contudo, a invenção da fotografia não é obra de um só autor, mas um processo de acúmulo de avanços por parte de muitas pessoas, trabalhando juntas ou em paralelo ao longo de muitos anos. Se por um lado os princípios fundamentais da fotografia se estabeleceram há décadas e, desde a introdução do filme fotográfico colorido, quase não sofreram mudanças, por outro, os avanços tecnológicos têm sistematicamente possibilitado melhorias na qualidade das imagens produzidas, agilização das etapas do processo de produção e a redução de custos, popularizando o uso da fotografia.

A fotografia publicitária vai muito além de uma simples foto, na publicidade a fotografia tem de vender o produto, mostra-lo de seu melhor ângulo.
Em campanhas do mercado alimentício as fotos tem que despertar o desejo de consumo, aguçar a vontade do público em degusta-lo.

O fotografo  se trata de um olhar treinado para capturar o momento exato para a melhor foto. Uma campanha tem que ter um sentido entre a foto e o texto de suas peças, mas porém muitas campanhas só se utilizam de fotos e a própria assinatura, muitas vezes a imagem fala muito mais do que um texto.
Uma boa foto acontece apenas com um profissional, muitas amadores conseguem também boas fotos mas não tem o aprendizado suficiente para saber se aquela foto é boa para aquele momento, para aquela peça.

Um comentário:

  1. Muito bom este post, a fotografia vai muito além de apenas se tirar fotos, mas sim é um momento de criatividade, todo bom fotógrafo tem de ser criativo e realmente ter um olhar treinado.

    ResponderExcluir

Propague suas ideias !!

Pop Top

Total de visualizações de página