28 de outubro de 2012

Cliente X Agência

"Business amigo, Business", uma celebre frase no meio dos negócios, negócios são negócios, dizem que os clientes bons são aqueles que te pagam bem, é o que dizem. Mas essa relação cliente e agência tem de ser sadia pois, afinal o cliente é quem deixa sua agência famosa, rica, com prêmios, dor de cabeça, problemas, noites sem dormir.
Não, nõ podemos criticar o cliente, afinal ele tem sempre razão, até a página 2, são diferentes os tipos de clientes, cada um se comporta de forma diferente, clientes mais tranquilos, os mais nervosos, os que querem tudo para ontem.
Clientes !!! Nós amamos vocês, afinal dizem que publicitário é igual puta, pagando bem que mau tem. (deixo bem claro que o teor dessa frase de forma alguma tem o sentido pejorativo e nem que eu concorde com ela, na verdade o entendimento é para os inteligentes.)
Vamos mostra alguns tipos de clientes que já conheci no meu curto trabalho criativo.

O Negociador

Nome de Filme né, um cliente que sempre vai falar que seu serviços estão caros, sempre vai dar aquela "choradinha" (normal do brasileiro) para tentar pagar menos. Geralmente é desse tipo de cliente que sai aquela frase da postagem anterior "Mas é só um loguinho." Ele vai usar argumentos de que o sobrinho dele faz o mesmo trabalho por 50 reais, contornar esse argumento com qualidade e trabalho é o maior meio para a agência.

O "Bonzinho"

É o "sonho" de todas as agências, o tipo de cliente que aprova as campanhas de primeira, sem alterações. O Prazo está curto, podemos remarcar a apresentação, sem problemas. Esse é um perigo ele é tranquilo, mas é um lobo em pele de cordeiro, se a a campanha não tiver resultado ele é o primeiro a acabar com cada um da agência.

O Indeciso

A, o indeciso, é aquele que geralmente o atendimento chega na agência após a apresentação, ou até o próprio cliente por e-mail e diz " Eu Gostei !, mas gostaria de algumas ALTERAÇÃOZINHAS",  e depois te pede mais algumas 50 alterações, cada dia com uma mudança e no fim escolhe a primeira opção criada.

O Terrorista

Nunca está bom, jamais satisfeito com o trabalho, a cada alteração critica a agência e ameaça: "Da próxima vez vou chamar meu designer para fazer.", sempre vai dizer que é mais criativo que a agência e não sabe o por que está pagando.

O "Dono da agência"

O cliente que geralmente tem a maior conta da agência, da "pitakos" no trabalho da criação e deixa toda a agência louca. Muitas vezes chega no escritório de surpresa, entra como se fosse um funcionário comum, senta-se do lado do diretor de arte e diz que quer mudar "A LOGO".



Fonte Base: Blogcitario com pitacos de Caio Jonathan

3 comentários:

  1. clientes, sempre nos levando ao extremo,rs.

    ResponderExcluir
  2. Hahah...é verdade! O segredo é se aproximar do cliente, quase como amigo e aprender como lidar com ele...é difícil, mas será sempre assim!

    ResponderExcluir
  3. Clientes pra que te-los rsrs bem p falar a verdade temos que te-los neh rs pq se nao nao teremos dim dim p viajar nos finais de semanas rs....engraçado eu ja conheci 2 desses tipos de clientes rs...Quando vc descobrir como lidar com eles vc avisa tah rs...

    bjinhus Bianca Lyz

    ResponderExcluir

Propague suas ideias !!

Pop Top

Total de visualizações de página