27 de março de 2013

Merchandising ?

O termo "merchandising" foi deformado pelo mercado, atualmente todo tipo de comercial ao vivo, ações promocionais, testemunhais com a presença de apresentadores é considerado um "merchandising". O "merchan" de verdade foi criado para ser uma propaganda que o público não perceba que a mesma aconteça, foi criado  primeiramente no cinema em Hollywood, com a intenção de divulgar categorias sem que passasse uma idéia de comerciais.


O "merchandising" atual é agressivo, sem controle nenhum, muitos programas abusam nos testemunhais, muitas vezes a maior parte do programa passa-se em comerciais e testemunhais. O exemplo mais forte na atualidade é do jornalista e "publicitário" Milton Neves, o mesmo apresenta o programa esportivo "Terceiro Tempo" , "Gol grande momento" e "Que fim levou", estes dois últimos com duração de no máximo 15 minutos, tem como objetivo vender. Sou publicitário e vivo disso, mas seus testemunhais são agressivos e longos na maioria das vezes deixam de ser apenas testemunhais e passam a ser uma propaganda chata e agressiva ao público, seus "merchans" não ficam apenas em pequenas amostras do produto, pois quando esta produzindo um comentário sobre determinado assunto relacionado ao esporte Milton Neves consegue uma forma de colocar o nome de seus clientes/produtos no meio de seu comentário ou muitas vezes interrompendo seu convidado para fazer ou citar sobre algum produto.
Exemplo:
A bola passa tirando tinta Suvinil da trave!!
Põe a corrrneta... Éééééé... O São Paulo está bem, O meu Santos está bem, até o Corinthians está bem... Mas o Palmeiras está na lanterrrna, um oferecimento: lanterrrnas Panasonic...

Curiosidade sobre Milton Neves:

Maior número de merchandisings em 1 hora: 79.

O que é feito hoje em dia não pode ser chamado de "merchandising", mas sim de uma propaganda agressiva e inconveniente, onde muitas vezes é tirado o foco de uma ideia discreta e transformado em um assédio ao bom senso da propaganda.

A postagem não tem o intuito de criticar o trabalho do Milton Neves, temos muitos programas que tem as mesmas atitudes, porém usei como exemplo o mais atual, e que considero o mais chato da Comunicação Brasileira.


4 comentários:

  1. É, realmente muito do que vemos por ai hoje em dia em relação a publicidade é agressivo, acaba ficando pesado e irritante... Muita coisa totalmente desnecessária. Acho que falta bom senso, manha, criatividade! Muito bom seu texto, não tinha conhecimento sobre esse termo e acho que usou ótimos exemplos (: obrigada pela visita no blog! e Parabéns pelo seu! ;)

    ResponderExcluir
  2. Nossa, eu tive isso na faculdade! Gosto do milton neves, mas todas essas propagandas que ele faz e que chama de merchan, nossa, isso é mto chato mesmo!!! Hahauah

    Legal vc falar sobre isso!gosto dos seus posts!

    Bjos
    Ju
    Asbesteirasquemecontam.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Já foi abordado esse assunto na faculdade, bem como a "deformação" que o termo sofreu. Chega a ser gritante e irritante também. Mas fazer o quê né? Muitos dos que se dizem publicitário nem sequer tem conhecimento para tal, mas vamos que vamos :D

    Seguindo aqui. :**
    Humble Opinion

    ResponderExcluir

Propague suas ideias !!

Pop Top

Total de visualizações de página