17 de março de 2013

Vamos desconectar ?


Achei fantástica essa postagem feita no blog Plugcitários e estou repassando aqui.
Hey, você! É você mesmo, cidadão. Apesar de serem perguntas clichê, ainda são válidas: Você já experimentou se desconectar de todos os aparelhos que lhe tragam a este mundo virtual? Já tentou deixar de usar seu smartphone, tablet ou computador por mais de 3 horas? Você consegue prestar atenção no que está acontecendo a sua volta enquanto navega pela internet?
Pode parecer estranho, mas convenhamos, a medida que os avanços tecnológicos surgem, mais nos tornamos “escravos” dela. Passamos a exercitar mais os nossos dedos que qualquer outra parte do corpo ao apertar desesperadamente o teclado dos aparelhos. Não temos mais tempo de viver, ou, não queremos mais nos socializar pessoalmente. É mais fácil ter “encontros” virtuais que reunir amigos em algum lugar. E quando acontecem estes encontros, difícil é não ver alguém grudado ao celular, ou até mesmo todos grudados no celular para “falar” entre si.  Digo isso, pois no último fim de semana eu e meus amigos estávamos assim em uma balada.
A tecnologia veio para facilitar a nossa vida, nos oportunizou encontrar muitas soluções que anteriormente era complicado resolver. Mas não há como negar que muito do que se foi criado facilitou até demais a nossa vida a ponto de não termos que fazer o menor esforço para aprender, basta apertar uma tecla e está tudo ali a sua frente. Os mais diversos aplicativos pra smartphone são alguns dos facilitadores. Quando assisto ao filme Wall-E, mais precisamente as cenas que ele está na nave e encontra com as pessoas confortavelmente sentadas nas cadeiras que fazem tudo, eu percebo que pouco a pouco a tecnologia nos levará a não “viver” mais, seremos um bando de alienados esperando o próximo comando, o próximo passo.
Seria muito bom se achássemos um meio termo quanto ao uso da tecnologia, ou se pelo menos, usássemos aquilo que realmente é útil e passássemos a observar com maior atenção aquilo que está a nossa volta. E para finalizar, compartilho este vídeo que tem circulado nas redes sociais.

Você  consegue se desconectar e olhar ao seu redor ?


5 comentários:

  1. Obrigada pelo comentário lá no All Star e Jeans!

    É certo que estamos cada vez mais viciados, haha. Não dá pra negar que quem tem acesso passa muitas horas conectado. Mas isso não precisa ser algo ruim. Tento passar o máximo de tempo possível fazendo algo útil quando estou na internet. Daí que comecei a me envolver mais com o blog novo que escrevo com meu marido, o Sobre Café e Livros.
    Até!
    Sobre Café e Livros

    ResponderExcluir
  2. Primeiramente Muito obrigada Jonathan pelos comentários em meu blog. Deus te abençoe sempre.
    Em segundo lugar eu amei esse artigo que postou sobre a tecnologia, realmente temos vivido isso, estamos nos distanciando do calor humano.Todos, sem exceção, somos carentes de atenção. Entretanto o facebook , e as redes sócias podem ser o único lugar onde uma pessoa pode se relacionar e ter atenção de amigos-amigos e de amigos-virtuais e de amigos-estranhos e até de críticos e, também pode ser o único lugar onde a pessoa se relaciona. Isto é bom? É bom, é claro que é bom! Contudo, mais do que vida virtual, cada um de nós precisa de vida real; olhos nos olhos, papo de perto, companheirismo, amizade, risos juntos, brigas presenciais e reconciliações cartáticas, beijos estralados e abraços que curam. Defendo a importância e a necessidade de você almoçar, lanchar, orar, passear, sair de férias em família, visitar e almoçar, jantar, tomar um chá( vocês meninas) com amigos e amigas ( se possível sem usar IPad e cel) ; estar no culto ao vivo; participar ativamente da vida de sua igreja e se envolver nos grupos pequenos e as oportunidades que ela oferece. Você e eu temos aí oportunidade de curar e receber cura. Mesmo que você já tenha experimentado decepções no relacionamento real, lembre-se o abraço, as flores, o riso presencial não se compara com o riso virtual. Ao vivo é melhor. Incomparavelmente melhor.

    Abraço gente boa.

    ResponderExcluir
  3. aah, obrigado por votar no meu projeto *-* pena que já encerrou a votação, mais consegui bastante curtições! hahahha o que vale é participar!!! sobreeeee a publicação...
    eu sou mtmtto viciada, preciso me desconectar de tecnologia.. se bem que ultimamente não to tão dependentes de aparelhos devido que o coração tá batendo mais forte! mtmmto bom ter repassado este post.. gostei de ler :DDD http://blahoestraich.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu preciso encontrar o meio termo, não ficar tão ligada na tecnologia, mas aos poucos estou conseguindo e isso só está me fazendo bem!

    Beijos
    http://heyealaysa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. OIee...estou seguindo..
    vc falou que estava me seguindo, mas não estava..
    se puder me ajudar

    http://jonathanejonathan.blogspot.com.br/


    Beijos

    ResponderExcluir

Propague suas ideias !!

Pop Top

Total de visualizações de página