6 de fevereiro de 2013

História dos Logos automotivos.

Os logos dos fabricantes de automóveis são mais do que simples símbolos de identificação das marcas. A maioria deles traz embutidos diversos aspectos da história da marca, capazes de aguçar a curiosidade dos aficionados por carros. 



Ford: O símbolo oval com a assinatura de Henry Ford permanece quase inalterado desde a fundação da empresa, em 1903. Hoje ele inspira o desenho das grades dos carros da marca. 





Volkswagen: Um dos mais familiares símbolos entre as marcas de veículos, este círculo envolve um "V" e um "W", iniciais de volks (em alemão: povo) e wagen (vagão, veículo), ou seja: carro do povo, ou popular, já naquela época! Foi encomendado pelo próprio governo alemão ao engenheiro Ferdinand Porsche (o próprio). Por isso ambos os veículos usavam motores refrigerados a ar até pouco tempo atrás.
Chevrolet: Diz a lenda que o logotipo em forma de gravata borboleta foi baseado na ilustração do papel de parede de um hotel em Paris onde um dos fundadores da marca, William Durant, teria se hospedado, em 1908. Durant guardou a amostra na carteira para usá-la como símbolo da marca de automóvel que fundou em parceria com o piloto Louis Chevrolet. 


Ferrari: O cavalo preto empinado sobre o fundo amarelo era usado no avião de Francesco Barraca, piloto de caça italiano morto na Primeira Guerra Mundial. A pedido da mãe de Barraca, o comendador Enzo Ferrari passou a adotar o emblema em seus carros a partir de 1923.






Nissan: Um círculo  ao fundo (que representam a luz do sol e a sinceridade) remetem ao provérbio "sinceridade leva ao sucesso". Nissan significa "indústria japonesa".






Peugeot: O leão estilizado, que representa a "qualidade superior da marca" e homenageia a cidade de Lion (França), é usado desde 1919. Desde então, o logotipo sofreu sete modificações. 




Renault: O losango parecido com um diamante foi adotado em 1925, para sugerir sofisticação e prestígio. Desde então, teve quatro mudanças de visual. O primeiro símbolo, de 1898, eram dois "R", em homenagem aos irmãos Louis e Marcel Renault, fundadores da marca francesa. 



Citroën: Os dois "V" invertidos, conhecidos na França como " Deux Chevron", simbolizam a engrenagem bi-helicoidal criada pelo engenheiro Andre Citroën, fundador da marca francesa.






Porsche: São dois brasões sobrepostos - o da região de Baden-Württemberg e o da cidade de Stutgartt (o cavalo empinado), sede da marca alemã. A marca adotou o símbolo a partir de 1949. 




Mercedes-Benz: A estrela de três pontas representa a fabricação de motores para uso na terra, água e mar. Surgiu depois que Gottlieb Daimler enviou cartão postal para sua mulher, dizendo que a estrela impressa no cartão iria brilhar sobre sua obra. 




Agora quando te perguntarem qual é a marca do seu carro você tem algo a mais para dizer.

10 comentários:

  1. Caro amigo Jonathan!!!

    Me senti muito honrado com a sua presença
    Em meu Blog. Obrigado pelo carinho para
    Comigo e meus trabalhos. Seu Blog. também
    É bem bacana e gostei de tudo que vi. Aprendi
    muito com as suas explicações. As origens das
    principais marcas internacionais. Está
    De parabéns. Já sou seu seguidor!!!!!!!!!!!!!!!

    Beijos de luz !!!!!

    POETA CIGANO- 06/02/2013

    http://carlosrimolo.blogspot.com
    “Poesias do Poeta Cigano”

    http://facebook.com/poetacigano

    http://facebook.com/groups/296470613762821
    (Cantinho do Poeta Cigano)

    ResponderExcluir
  2. Gostei da curiosidade sobre as marcas,só tem um problema...você nao mencionou que o governo alemão,que encomendou a marca para o engenheiro Prorsche era nazista,Hitler que desenhou o famoso fusca!

    ResponderExcluir
  3. muito interessantes essas informações, nem tinha idéia da simbologia por trás das logomarcas de carros!!!
    boa semana... beijinhos!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Jonathan!
    Muito bom seu espaço. Belo trabalho!
    Adorei a história dos Logos automotivos.
    Vim retribuir sua visita lhe desejando muita Luz, Sucesso na sua empreitada!

    Abs, Fica com Deus.

    Ps. Ah! "verificação de palavras" afasta possíveis leitores que por ventura queiram comentar.

    ResponderExcluir
  5. Oi Jonathan, achei sua postagem muito interessante e criativa.
    Beijocas
    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá Jonathan
    Interessante ler sobre os logos e slogans.
    Obrigado a você
    Forte abraço
    :)

    ResponderExcluir
  7. Muito interessante! Eu tenho um Sandero da Renault e adorei saber sobre a marca.
    Abraço!
    Sonia

    ResponderExcluir
  8. Obrigada pela visita ao meu blog, seja sempre bem vindo!
    Gostei daqui seguindo.

    beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Super legal a sua iniciativa,os logos e marcas são fascinantes.
    Cheguei aqui através do blog:Gritos da alma, adorei e já estou a te seguir, e aproveito para te convidar a conhecer o meu cantinho, espero que goste.
    Felicidades e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  10. Olá, Caio Jonathan, foi uma honra receber tua visita e comentário. Passei para retribuir e me encantei com a beleza estética e as materias interessantes, gostei particularmente desta sobre as marcas e seus emblemas. Parabéns. Tb estou seguindo teu blog. Um abraço.

    ResponderExcluir

Propague suas ideias !!

Pop Top

Total de visualizações de página